Vírgula e Ponto
Por: Gustavo Pestana
Uma pausa sempre é necessária num texto, pois ela permite ao leitor respirar e prosseguir na leitura. Está pausa ocorre graças à vírgula. A vírgula auxilia o ritmo e deixa muitas vezes um texto mais claro. Todavia não só de vírgulas vive um texto, pois ele precisa de pontos também.
Pontuar é extremamente necessário, porque os pontos demarcam o momento de mudança. A mudança de assunto dentro de um texto permite um melhor desenvolvimento, visto que assim não há uma cristalização sobre um pequeno foco argumentativo.
Nossa vida é muito semelhante a um texto, pois temos momentos de vírgula e momentos de ponto. Instantes que precisamos de uma pausa para prosseguir, ampliar nosso pensamento. Uma vida sem pausas torna-se cansativa, pois precisamos de um tempo nosso. Um tempo de introspecção.
Os pontos. Eles modificam a trajetória de nossas vidas. É sempre necessário percebermos quando algo já não é mais interessante para as nossas vidas, como um amor, um trabalho, um curso, um pensamento, um auxilio. Sempre que uma pessoa insiste e uma situação que precisa de um ponto, e não faz isso, ela permitira que sua vida torne-se difícil.
Conheço um fragmento de uma poesia de Fernando Pessoa que expressa esse meu pensamento bem melhor e com ele concluo este texto. Fernando Pessoa disse:
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
0 comentários:
Postar um comentário