Eu te amo = Eu te amo?
Por: Gustavo Pestana
O ser humano é um ser da falta, tudo lhe falta sempre. Está é uma compreensão da psicanálise Lacaniana exposta no seminário 25. Nesse seminário, Lacan, psicanalista Frances, demonstra o homem como um ser que é desejante de algo, que muitas vezes nem ele mesmo sabe o que é. Essa falta em nossas vidas, nos lança numa busca por um preenchimento o qual no mundo sempre será de ordem parcial e momentânea. As pessoas buscam todos os dias preencherem as suas vidas de várias maneiras.
Eu neste presente texto focarei no significante (para a psicanálise significante pode ser entendido também como “a palavra”) “eu te amo”. Eu já discorri em outros textos publicados aqui no blog sobre está palavra poderosa, texto como: “Você está usando alguém? Cuidado!”, “Minha simbiose diária!”, “Conselhos de uma auto-estrada” e outros.
A palavra “Eu te amo” tem sido usada inúmeras vezes, por inúmeras pessoas apenas para conquistarem o coração alheio e depois desprezá-lo. No filme “A filha do pastor”, uma jovem linda se lança como “objeto” nas mãos de um homem, pois numa falta, acha que ele seria a pessoa que a amava de verdade, porém o “eu te amo” que ele “dizia” era somente para usá-la das mais variadas formas possíveis, como um mero objeto sexual. E ela se lança como resposta ao desejo de falta, fazendo coisas que ela nunca tinha feito e feriam a sua ideologia. Isso porque a falta precisa ser preenchida, mas ela pagou um alto preço, o que normalmente outras pessoas pagam e depois querem “resgatar” quando mais velhas, em suas noites de nostalgia, onde o “ser” Rei. Se eu tivesse...
Estamos numa sociedade, onde as pessoas são mais amadas que as coisas e as mulheres tem sido as mais usadas normalmente. Homens que dizem “eu te amo” com a única pretensão de usá-las. Tenho encontrado em vários lugares mulheres com questões sobre esse assunto, e a maioria delas me relatam os mesmos fatos, o quanto foram usadas e não sabiam disso. Para essas mulheres tornou-se difícil acreditar na integridade de outros homens, homens que sejam homens e não moleques.
O que poderia dizer a estas pessoas? Deus tem um plano, um sonho pra sua vida. A bíblia diz que tudo tem o seu tempo debaixo dos céus. Nunca tente antecipar a Deus, como fez Sara. Nunca dá certo tentarmos ajudar Deus. Pergunte quais são os sonhos dEle pra sua vida. Quais os planos e sobre o tempo dEle. Descanse nos braços do Pai. A vontade dEle é boa, perfeita e agradável, lembre-se sempre disso!
Que a Graça e a Paz de Nosso Deus nos abençoe!
Lindo texto
ResponderExcluirJá havia assistido este filme...
E é real maneira em que ele mostra
"Essa falta em nossas vidas, nos lança numa busca por um preenchimento o qual no mundo sempre será de ordem parcial e momentânea. As pessoas buscam todos os dias preencherem as suas vidas de várias maneiras."
Essa é a complexidade de exitir...
E mas dificil ainda ter que Crê que esperar no Senhor...
Não sabendo somente atravez dEle encontraremos o verdadeiro complemento!!
by:Clici
Nossa forte heiim, mais é verdade, as pessoas dizem amar somente por interesse (algumas é claro, pois eu ainda acredito em verdadeiro amor).
ResponderExcluirParabééens Gustavo, muito bom