Preconceito

domingo, 30 de outubro de 2011

 
Talvez nem todos tenham analizado essa palavra dessa forma, mas preconceito, tem o prefixo PRÉ (pré + conceito) o que significa que ter preconceito é um conceito, uma opinião que temos de algo ou alguém sem antes conhecer.
Olhamos a capa de um livro e achamos ruim ou bom, sem mesmo ter lido.
Vemos uma roupa numa loja e já falamos que vai ficar horrível no corpo, sem antes provar.
Exemplos simples e comuns nas nossas vidas, e que sabemos que podemos estar perdendo muitas experiências boas com isso: O livro poderia ser incrível. A roupa poderia te deixar súper bem!

Muito mais importante do que uma roupa, um livro, um filme, uma comida, ou qualquer outra coisa que podemos jugar antes de conhecer, são as pessoas.
Preconceito é pecado.
Pecado não é apenas o que está escrito nos dez mandamentos, é tudo aquilo que vai e contra a palavra de Deus. Imagina se Jesus fosse preconceituoso?
Ás vezes deixamos de fazer uma amizade por preconceito, tratamos as pessoas de modo diferente, deixamos de espalhar a palavra de Deus por ficarmos selecionando as pessoas que achamos que merecem conhecer Jesus, ou não!

Se vocês obedecerem à lei do Reino, estão fazendo o que devem,
pois nas Escrituras Sagradas está escrito:
"Ame aos outros como você ama a você mesmo."
Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência,
estão pecando, e a lei os condena como culpados.
Tiago 2: 8,9

Logo em seguida, no versículo 10 e 11, podemos ler que não é possível obedecer alguns mandamentos e desobedecer outros. É como na escola. Se o aluno ficar com nota  baixa em uma matéria, irá ser reprovado, mesmo que nas outras tenha se saído muito bem.

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto,
tornou-se culpado de todos.
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás.
Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Tiago 2: 10,11

Todos somos diferentes, temos um conceito de vida, uma opinião, mas tratar pessoas com preconceito não é uma atitude cristã. Façamos como Deus: Ele não ama o pecado, mas ama o pecador, por isso que e o ajuda a se libertar do pecado. Uma coisa é se afastar das pessoas e a outra é se afastar dos mals contumes das pessoas, não se contaminando com estes.
Deus é misericordioso com a gente e espera que sejamos com os outros.
Nada mais justo ^^

Se eu fosse assim, você me olharia de outra forma?

T
wer3riago 2:10
Tiago 2:10-11

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions