O SOL E A LUA

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Por: Gustavo Pestana

Imagino que todos aqui saibam da história do antropocentrismo e do heliocentrismo. Aquela história do homem está no centro do universo e depois a descoberta que era o Sol que estava de fato no centro. Dessa história do Sol creio que todos já conhecem, mas ninguém sabe da história dele com a Lua.

Antes da formação da nossa galáxia, o sol não existia, não era nada nem ninguém, mas a Lua já existia. A Lua era a mais linda de todas as pinturas celestes. Por onde passava deixava o seu encanto. Discreta. Não existia astro mais discreto que a Lua. Ela tinha tudo pra ser vaidosa, com todas as síndromes e classificações de “achismo”. O seu doce jeito de ser cativava sempre uns cometas despercebidos, os quais sempre saiam da órbita, o que cá pra nós acontece até hoje.

Depois de muitos anos surge o Sol. Irradiante. Seu brilho era percebido a milhões de anos luz. Esse era Nacirso em pessoa.

Certa vez passeando pelas galáxias ele percebe algo muito belo e simples. Algo que não era possível de ser classificado pelo seu conhecimento. Doce, terno, sublime? Algo, além disso, pensava ele. Ele via a sua frente à Lua e logo começou a admirá-la. Não conseguia pensar em muitas coisas além da beleza da Lua e seu jeito de ser. Ele relutava todos os dias em poder conhecê-la e compartilhar os seus pensamentos sobre ela, pois ele via que nenhum outro astro no universo fazia isso, os outros astros não se importavam muito com isso. Ele sim.

Passaram anos, milhões de anos. Ele preparava manifestações de poeiras cósmicas e pedia às estrelas que se apresentassem num espetáculo para a Lua, mas sempre desistia em fazer isso. O Sol relutava contra tudo o que ele sentia, pois temia o desconhecido. Temia não ser correspondido pela Lua. Ele compreendia-se como um ser diferente dos demais tantos Sois do Universo. Talvez o ultimo Sol desta galáxia.

Com o passar de milhões de anos, “casualmente” a Lua e outros planetas foram atraídos a permanecerem, como é até hoje, “circulando” em torno do Sol. Alguns dizem que esta foi a maneira que o Sol conseguiu de poder sempre contemplar a beleza da Lua sem que ela percebesse o quanto ele a amava. Já outros afirmam que o Sol decidiu aproximar-se da Lua e lhe dizer tudo o que pensava sobre ela, e daí ela se encantou com sua ternura e gentileza. Desde então começou essa história na qual ele pode contemplar a sua beleza a todo o momento. Contemplar como um admirador perde a noção de tempo ao ver o ser amado.

Por favor, me ajudem a ter uma resposta para esta suposição!

Será que o Sol falou com a Lua? Será que não? Será que falamos com a “Lua”, ou com o “Sol”? Caberá a você escolher esse final! O Sol decidiu.................... e .............!


1 comentários:

  1. Gu!
    primeiro quero parebenizar a você pela criatividade... o texto ficou lindo!
    agora, a minha opinião:
    Bom, eu acho q essa foi sim a maneira que o sol encontrou para poder sempre comtemplar a beleza da lua sem que ela percebesse o quanto ele a amava... mas, já que ele era muito irradiante, narciso, creio que depois de um bom tempo ele resolveu admitir o seu sentimento pra a Lua! =D
    Prontinho!

    beijo e sucesso!
    Indyara Ribeiro :)

    ResponderExcluir

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions