O Tic-Tac do relógio

segunda-feira, 2 de novembro de 2009



Por: Gustavo Pestana


Posso lhe fazer uma pergunta? Se você pensou ou disse sim pode seguir caso não pode parar por aqui! Algum dia você já ouviu o tic-tac do relógio? Na sua casa tem relógio de parede? Aquele que emite o som tic-tac! Você sabe pra que serve esse som? Você deve ter pensado “Pra marcar a passagem dos segundos, é claro!” Eu lhe diria que você está certo, mas é pra algo, além disso!

Conselhos. Sério! O “Tic” marca um primeiro momento único e o “Tac” um segundo momento único, o qual se chama presente. O Presente, literalmente é um presente, pois nele podemos fazer tudo que é impossível de ser feito ontem. Como afirma o seguinte provérbio chinês O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente! Hoje, é o dia mais importante de sua vida, pois hoje você pode tomar sorvete com os amigos e rir juntamente com eles. Hoje você pode contemplar o céu azul ou sentir na pele aquele friozinho quando está chovendo. Hoje você pode ir à rua ou ficar em casa com sua família. Hoje você pode ler um livro, ouvir música, fazer exercícios ou escrever um texto.

Hoje você pode fazer tudo!

Sonhar. Os Sonhos motivam o futuro, diria que eles constroem o futuro. Uma pessoa sem sonhos, somente existe, ela não vive. Viver é usufruir com toda expressão possivel de ser e agir o que cada “Tac” lhe proporciona. Existir é apenas passar de um “Tic” para um “Tac”, é vagar sem razão. Você deve conhecer pessoas que apenas existem que vagam sem sentido. Tente lembrar! E deve conhecer também pessoas que vivem e transmitem essa vida para as pessoas.

Entre o “Tic” e o “Tac” existe um momento que não sei denominar, mas que de forma ousada o chamarei de “nada”. Você deve estar se perguntando agora o porquê chamar este intervalo de tempo de nada! Porque no nada tudo acontece ao seu redor. De um lado acontece o "Tic", o passado, e do outro o "Tac", o presente, mas nele nada acontece. Isso é porque nesse instante as pessoas podem estar preocupadas demais com o passado e deixando de viver o presente, ou seja, o seu “presente” diário é o passado.

Viver um passado que passou. Um cheiro que não volta mais. Uma palavra que jamais poderá ser dita novamente. Sei que o passado às vezes dói e machuca, mas não devemos ser escravos dele. Como pode o “Tic”, que não existe mais, mandar na beleza do “Tac”? Tem pessoas que só tem som de “Tic”. Eu conheço pessoas assim! Pessoas que dizem “se eu tivesse feito isso dez anos atrás!”, “Se eu não tivesse feito isso dez anos atrás!”.

Escravo. Escravo de um passado não vive, existe.

Conheço um mestre em relógios. Conhece todos os tipos. Ele sincroniza e estabelece os momentos precisos. Ele proporciona a cada instante um novo “Tac”. Como é bom ter esse relojoeiro como libertador de escravos do passado.

Lembre-se sempre que o relógio da vida lhe da sempre conselhos. Escute-o, pois ele é muito sábio.

O Meu desejo é que você sonhe mais, viva mais, plante mais, colha mais, ame mais, ria com os amigos e familiares. Que você tome banho de chuva, e que você busque conhecer a Cristo Jesus. Sei o que você pode ter pensado agora “Até agora estava indo bem, mas vem agora com essa história de Deus!” Eu creio nEle e não posso deixar de expor esta verdade. Ao menos busque conhecer, e, se você achar que eu estou errado, ao menos você tentou. Imagine agora que você, a três Tacs da parada final,de seu relógio, descubra que isto que lhe digo hoje é verdade, e, devido a você não ter ao menos buscado conhecê-lo, deixou de usufruir mais dos conselhos do relojoeiro!

Feche os olhos e respire bem fundo!

Sinta o Ar entrar nos seus pulmões!

Ouça o “Tac”!

“Nasci condenado a viver uma só vez. Assim, darei a cada instante o valor de uma eternidade.”

Pr. Ricardo Godim

“O que vale não é o quanto se vive, mas como se vive.”

Rev. Martin Luther King


3 comentários:

  1. Gu,

    Parabéns mais uma vez pelo texto!
    Realmente tenho tido o privilégio de ser convidada para poder compartilhar dessa agradável leitura!
    O texto ficou muito bom =)
    Que você possa crecer a cada dia mais, não apenas como escritor, mas como pessoa e como um servo do Senhor!

    Deus te abençoe!
    beijão,
    Indyara Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. aff guu...
    a cada texto vc me surpreende....
    nossa fico muito feliz por vc compartilhar sua sabedoria....
    cada linha nos faz refletir sobre inúmeras coisas...quanta simplicidade e quanta sinceridade...vc faz a gente cair na real com seus textos...precisamos parar de prestar atenção apenas aos "TIC" e por em prática os "TAC" desse grande jogo da vida
    o que dizer então??
    só tenho que lhe agradecer...MUITO OBRIGADA!!!

    AMANDA LIMA

    ResponderExcluir
  3. Engraçado.. nunca fui tão profundo no "Tic Tac",rsrs
    As vezes estamos tão corrido no dia a dia q eles nos tornam apenas como simples sons.
    Tic, quantas vezes não quiz voltar para ele (passado), mas sei que o Tac vai passar. Estou vivendo esse Tac, e descobrindo o nada, esse intervalo de um pro outro. Estou disponível a sonhar mais, viver mais, e descobri as maravilhas que Deus colocou em minha vida.
    Gu realmente adorei o texto. Tenho muito a refletir com ele.
    Bjos
    Joanna

    ResponderExcluir

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions