Qual o verdadeiro valor das pessoas?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por: Indyara Ribeiro

Nos dias atuais é muito comum se ouvir falar sobre conquistas, faculdades, profissões, cursos promissores, tendências de mercado, carros e casas dos sonhos... sobre dinheiro, mais claramente, sobre poder.

As pessoas estão cada vez mais individualistas, pensam muito no próprio crescimento. O mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo e exige maior qualificação. Antigamente quem tinha um curso de graduação era privilegiado, mas as coisas mudaram. Quem hoje não tem umas pós, um mestrado, um doutorado, está à margem, na maioria das vezes!

E nós, como pessoas, como seres humanos que sentem, que pensam, que falam, que agem, que necessitam de amor, de diversão, de um momento de descanso? Será que estamos investindo nas melhores coisas dessa vida ou apenas nas mais banais? Será que temos aproveitado os momentos simples, delicados e mais preciosos?

É evidente que uma boa formação, um bom trabalho, um emprego estável são importantes. Porém, muitos de nós temos colocado toda a nossa confiança nisto, o que não é ideal.

Somos cercados por pessoas que precisam de atenção, de cuidado e que merecem amor.

Muitas vezes essas pessoas estão ao nosso serviço, proporcionando o nosso bem-estar e fazendo de tudo para que o nosso ambiente seja o melhor possível, e fazemos de conta que elas nada significam. Costumamos ser indiferentes, frios, no máximo educados. Achamos que as pessoas que estão trabalhando em nossas casas são inferiores a nós, ou que não precisam tanto de cuidado. Quanto aos funcionários mais humildes de nossos colégios, faculdades, empregos, etc, a situação é ainda mais crítica. “Eles estão sendo pagos pra aquilo mesmo, eles é que tem que me servir. Eles não precisam de ajuda. Eu não me importo com o que eles pensam.” Eu já ouvi frases desse tipo! E os varredores de rua, garis? Pior ainda! São excluídos de tal forma que não podem sequer perguntar as horas à muita gente. Parece até que são indigentes, que não sentem, não pensam... seres irracionais. Pra que se importar com eles? “São uns fedidos.”

Não temos utilizado a capacidade mínima que temos pra refletir... será que sem aqueles funcionários “invisíveis”, os nossos colégios seriam tão limpinhos? As nossas faculdades teriam todas as cadeiras limpas, em ordem certa, todos os dias quando chegássemos lá? Será que a rua que andamos jogando lixo não estaria ainda pior se não fosse o trabalho dos garis? E existem pessoas que ironicamente falam: “Se eu não jogar lixo na rua não haverá emprego para os garis”. Acredito que já passou da época de percebermos que a própria natureza já despeja lixo nas cidades... Para os que não sabem, folhas e frutos caem das árvores todos os dias; poeira existe; a grama precisa ser cortada e as árvores, aparadas! Não precisamos, nem devemos sujar as nossas ruas simplesmente porque algum gari irá limpar. Eles já têm trabalho demais, fiquemos despreocupados que eles não ficarão desempregados se tivermos a consciência de que não se deve sujar o planeta!

E quanto aos nossos familiares, pais, mães, irmãos, tios, primos?

Família é plano de Deus! É importante que o respeito, a dedicação e o amor sejam constantes dentro desse lindo projeto! A mãe e o pai que trabalham, se esforçam para que o sustento da família seja garantido, precisam de reconhecimento, precisam ser agradados, mimados também. Eles se esforçam tanto! Passam seus dias lutando para que seus filhos desfrutem de uma alimentação saudável, de uma boa educação (a melhor possível) e de um lar confortável! Eles se preocupam desde as necessidades básicas às mais sofisticadas, quando podem!

E hoje vemos tantos filhos que desobedecem, gritam e até agridem seus pais. É uma pena!

Tornou-se comum a desvalorização da mulher, do homem... mulheres que apanham diariamente por seus maridos, maridos que são mortos por suas mulheres. Infelizmente!

Irmãos que são desunidos, que só querem prejudicar ao outro, também são muito presentes. Além de prejudicarem uns aos outros, prejudicam também aos pais, que são diretamente afetados!

E sobre os amigos? Nada melhor do que a AMIZADE pra fechar o texto!

Os que têm o privilégio de terem amigos de verdade sabem exatamente o valor de cada um deles! (E os que não tem sabem ainda mais!)

É com eles que rimos, choramos, gargalhamos, conversamos sobre os diversos assuntos, marcamos pra jogar algo divertido, assistir um filme, ir à praia, ao shopping, etc. Com eles nos sentimos a vontade e confortáveis... somos aconselhados, damos conselhos, e broncas, quando são necessárias! Eles fazem a festa em nossas vidas, fazem a diferença! Não deixando de fora os namorados e namorados, que são também essenciais para nós e nos surpreendem sempre! Contudo, antes de namorados, somos AMIGOS! A amizade é aquele amor que nunca morre!

Será que temos dado o devido valor aos nossos familiares, amores, amigos, ao nosso próximo?

É importante que haja reflexões sobre temas tão pouco abordados nos dias de hoje, temas que estão perdendo os seus espaços gradativamente!

O livro mais sábio e mais vendido do mundo nos ensina que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. O amor é o sentimento mais importante desse mundo, e com ele, saberemos dar o devido valor às pessoas! Amigos também são presentes de Deus, precisamos saber valorizá-los!

“Devemos lutar para atingir aquela simplicidade que mora além da sofisticação.”
(John Gardner)

Que possamos amar as pessoas que, de alguma forma, fazem parte das nossas vidas, direta ou indiretamente!

O meu desejo é que você desfrute dos momentos mais lindos da vida! Você pode pedir àquele que é, em sua essência o AMOR, para que te ensine mais, sempre mais...sobre este nobre sentimento, que nos leva a grandiosos atos! Deus te abençoe =)

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras,as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios cap. 2, vers. 10)

"A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS."

(Charlie Chaplin)

4 comentários:

  1. Indy, parabéns pela sua ampla reflexão sobre o valor que nós damos as pessoas as quais nós convivemos diariamente.

    Parabéns,
    Beijos
    Gú!

    ResponderExcluir
  2. GU,quero agradecer pelo privilégio de colocar o texto em seu belíssimo site :)
    Muito obrigada pelo elogio, fico feliz, ainda mais vindo de você, esse escritor e tanto!

    Beijos,
    Indy!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto! O amor não é só sentimento. É também atitude e não existe se não produzir frutos concretos no nosso dia-a-dia. Precisamos amar na prática a todos e cada um dos que nos cercam (ou não!).
    Parabéns Indy!
    E parabéns Gu pelo site!
    Bjos cheios de amor!

    ResponderExcluir

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions