Por que você ama alguém?

segunda-feira, 7 de junho de 2010




Por: Gustavo Pestana

Por que você ama alguém? Essa foi uma das perguntas lançadas numa palestra que eu ministrei na FTC-Itabuna, neste último sábado (05/06/2010), sobre o tema “O amor lacaniano”. Neste discutimos sobre o amar baseado na falta, o amor da suposição de uma completude.

Lacan foi um dos psicanalistas de maior renome no cenário psicanalítico, pois além de fazer uma releitura da obra freudiana, ele se apropria da linguística, da filosofia e a contextualiza de uma forma peculiar. Para Lacan, o amor é um amor de falta, pois cada pessoa supõe que o ser amado tem tudo que ela precisa, ou seja, o objeto de sua falta. A este objeto de falta Lacan, o nomeia como objeto “a”, também chamado de objeto do desejo, da falta, Agalma.

Uma das características do amor é ser um amor da insatisfação. Você pode perceber isto quando numa relação amorosa, após ter se declarado amar alguém, este amor precisa ser sustentado, com palavras e atos, pois caso contrário, ele sucumbe à morte, ao esvaziamento.

O amor na visão lacaniana é um amor de encontro, de momento, momento este onde, dois faltosos, buscam uma reciprocidade. Um ser amado que supostamente tem o objeto da falta, o ser amante que busca esse objeto. Você pode perceber isto, no momento que o amor surge, pois não se escolhe amar alguém.

E como o amor se sustenta? Na falta, pois “o amor é dar o que não se tem a alguém que não o quer” segundo Lacan. Quando um relacionamento termina virando pura amizade ou se desgasta, isso pode ter ocorrido, pois uma das duas pessoas, envolvida, se deu demais, e terminou se sentindo vitimada em dar tudo, enquanto não recebia nada, ou em receber tudo que não precisava.

O ser humano é um sujeito da falta e da insatisfação, fato que pode ser facilmente corroborado no almoço, onde após uma satisfeita alimentação dizemos: “Não quero mais comer, pra mim basta, estou satisfeito!” Só que isso é um engodo se for mantido pro resto da vista, pois logo após algumas horas a fome ressurgiu e você precisará de mais alimento. E isto se torna um ciclo que o faz viver a cada dia.

O amor é amor de impossível. Impossível, pois ele só existe no momento do encontro, no momento da falta. Um exemplo palatável é encontrado em Romeu e Julieta, onde a força motriz é a falta entre eles dois, proporcionada pela separação que os seus respectivos pais fazem achando que isso diminuiria o amor deles. A falta que torna o amor impossível, possível por um instante de momento, ou seja, amor de encontro. Lacan chama do encontro como a pequena morte, “la petit mort” em francês.

Gostaria de deixar aqui um pensamento para vocês:

“Busquem sustentar a cada dia esse amor de momento dando sempre a parcela diária necessária para que num próximo dia o ser amado, saiba onde buscar mais alimento pra sua insatisfeita falta.”

Aqui o link da palestra para download: http://www.4shared.com/document/_2GYwJjX/O_amor_Lacaniano.html


Link de outo site que publicou o meu texto: http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2010/06/07/por-que-voce-ama-alguem/

DOWNLOAD DO TEXTO CLIQUE AQUI: BAIXAR TEXTO

4 comentários:

  1. Gu, que ótimo trabalho heinn!! Deus te ilumine e te abençoe sempre. ANNY

    ResponderExcluir
  2. Gu, esse texto esta perfeito. AMEI MESMO, voce esta de parabens.


    Maiane Malaquias

    ResponderExcluir
  3. Gu amei viu Deus continue a lhe abençoar. bjs!

    ResponderExcluir

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions