Hoje, é o segundo post da série sobre vários assuntos que são debatidos na nossa EBD da classe dos adolescentes, posts estes que também estarão no blog EBD Informe. Falamos sobre vida, problemas do cotidiano, relacionamentos, atualidades, personalidade... E como passar por tudo isso numa boa! Aprendemos mais das preciosas mensagens que a Bíblia nos fala, testemunhos, enfim, infinitas palavras para abençoar nossas vidas!
Estamos aprendendo e desfrutando neste trimestre o tema:
Na EBD de hoje (24.04.11) conhecemos ....
#Jonas
Desde que me conheço como gente, ouvi a história de Jonas, só que quando criança só entendia a parte que ele foi engolido por um grande peixe (talvez uma baleia) haha.
Só que não foi essa não! rs
Lembrando a história, rapidinho:
Deus pediu para Jonas ir para a cidade de Nínive dizer que a maldade da cidade estava ofendendo a Deus e que se não houvesse arrependimento, seriam destruídos. Mas Jonas desobedeceu a Deus, pois Jonas tinha preconceito com Nínive, pois como era cidadão israelense, pensava que o amor e a misericórdia de Deus eram exclusivamente deles.
Então ele fugiu para a cidade de Társis, lá entra em um barco, acontece uma tempestade e Jonas é jogado ao mar, no mar é engolido por um grande peixe. Dentro do peixe, Jonas se arrepende e ora a Deus, que faz o peixe vomitar Jonas. Finalmente Jonas vai pregar em Nínive, que se arrepende de seus pecados e recebe o perdão de Deus!
O livro de Jonas está cheio de lições importantes, vejamos:
-Temos uma missão: Deus deu uma missão a cada um de nós, como deu para Jonas. Você acha que caiu onde você está de pára-quedas e vai passar a vida tomando coca cola na frente do PC? Deus tem um plano, uma missão a seus filhos e cabe a nós aceitarmos ou fugir.
-Obediência: A obediência é uma prova de amor para com Deus. Já sabemos que temos uma missão que Deus nos deu nessa terra e a desobediência terá consequências.
-A vontade de Deus: Jonas seguiu a sua vontade e deu no que deu. Eu sei, existe a dificuldade da renúncia da nossa vontade muitas vezes, mas será que é a coisa certa a fazer mesmo? Você tem a plena certeza? Temos que confiar em Deus e na sua palavra que diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12 : 2
-Nosso real inimigo: Apesar de ter pessoas que nos irritam e que não estão nem aí para quando falamos de Deus, elas não são nossas inimigas, Deus continua amando-as mesmo não sendo correspondido. Nosso real e único inimigo é Satanás e se queremos derrotá-lo devemos insistir mesmo!
-Preconceito: Jonas foi egoísta, como foi dito no começo do post, ele não queria pregar para os Ninivitas por preconceito e Deus mostrou que ele estava errado. Quantas vezes a gente não gosta de alguém e por isso nem liga se ela vai pro inferno ou não, isso é horrível! Todos merecem o amor de Deus, todos merecem ouvir a palavra de Deus. Quando alguém esta errando, não se julga, mas mostra o certo, é o que todos devemos fazer, é o que Jesus faria. Uma vez ouvi uma pregação que dizia: “O que você tem raiva é onde Deus quer te usar”, ou seja, você odeia a violência, o que as drogas fazem, a fome, a mentira, homossexualidade, alcoolismo... Enfim, com amor, use a palavra de Deus para mudar a situação, para ser luz, para cumprir sua missão.
-Misericórdia: A misericórdia de Deus é para todos. TODOS! Basta o meu arrependimento para que o perdão de Deus me alcance. Basta o seu arrependimento para que o perdão de Deus alcance você. Tem pecado? Arrependa-se.
Que a história de Jonas possa ser muito mais do que o carinha que foi engolido por uma baleia! rs.
-Danielly Almeida- :*
0 comentários:
Postar um comentário