Julgar, eis a questão.

terça-feira, 23 de abril de 2013





"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo."Romanos 2:1
"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós."Romanos 2:21-24

Não julgueis para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Mateus 7:13

Existe um grande erro com relação a esse texto. Sim, podemos "julgar". O problema é que esse termo é mal aplicado, o julgamento deve ser feito com base na Bíblia. Não se julga antecipadamente, não se julga sem conhecer os fatos, os lados principalmente o lado de Deus.

Bíblia relata em Apocalipse 12:10 que Satanás é o nosso acusador, que nos acusa dia e noite. Qual seria a diferença entre o julgamento satânico e o julgamento bíblico? 
O inimigo usa de nossos defeitos e erros para nos derrubar. A Bíblia usa os nossos defeitos e erros para que sejamos ensinados a ser uma pessoa melhor e crescer.

Qual tem sido o nosso julgamento?

O que me entristece nos dias de hoje (o que não significa que não faço) é que os crentes estão fazendo o trabalho do inimigo, em vez de exortar, cuidar, aconselhar, preferem apontar o dedo, acusar, julgar de forma errônea, fazer o trabalho de Satanás.
Eu vejo novos convertidos desanimados, porque não recebem apoio, cuidado, amor, afeto. Estamos falhando em buscar pessoas e principalmente em cuidar do que já temos.

O relato bíblico sobre a mulher adúltera (Mateus 8), contém uma das formas mais explícitas de como Deus age com relação aos que estão sendo acusados. A tradição judaica dizia que você poderia acusar alguém, condenar alguém, se por acaso nunca tivesse cometido o mesmo pecado. Os acusadores daquela mulher, poderiam leva-la a Jesus, ela errou, talvez eles nunca tivessem adulterado, mas a motivação do coração deles não era condena-la pelo erro ou consertar a situação, eles queriam condenar Jesus. 
Não devemos julgar as pessoas como superiores, devemos encarar a situação como iguais e a luz da Bíblia. Jesus não encarou os acusadores como superior, Ele desafiou a motivação dos seus corações.

Não somos melhores.
Não somos superiores.
Somos iguais pecadores.
Dependemos de Cristo igualmente.

Quantas pessoas precisam de um abraço ?
Quantas pessoas precisam de uma palavra de incentivo?
Quantas pessoas ao seu redor, poderiam ser abençoadas pela sua vida e você se preocupando em julgar o próximo, hein irmão?

Não seja duro com as pessoas, não seja leviano com você. Erramos de igual modo, quem garante que o arrependimento das pessoas quais acusamos não é igual ou mais verdadeiro que o nosso?

E você? Sofre com acusações? Levante sua cabeça, seja forte, o próprio Jesus sofreu com isso, se Ele não escapou, sendo perfeito, quanto mais eu e você, né? 

Certa vez alguém muito sábio me disse: O inimigo nunca dorme, ele sempre está pronto para te acusar e quer te derrubar, mas  Deus nunca dorme, Ele sempre estará pronto para te defender e cuidar de você. E quem é maior que o nosso Deus?

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1

Com um advogado desse, você teme ainda perder esse processo? 
Com um advogado desse, você ainda pensa em ser o acusador?

Abre o olho, irmão. Quem defende o cristão é Cristo.

Quando você julga os outros, não os define, define a si mesmo. Wayne W. Dyer

Com amor, 
Rodrigo Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions