PROJETO: CAPACITAÇÃO PARA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Eu estou participando de um estágio da faculdade no GACC-Itabuna (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) que é uma organização não governamental, que busca dar suporte de ordem médica, não médica (como suporte psicológico), instrumental (medicação para o tratamento e hospedagem do(a) mãe/pai e filho que não moram na cidade e não tem condições financeiras de hospedar-se na cidade de Itabuna para o tratamento) e emocional.

Lá a gente encontra famílias de diversos locais e com tipos diferentes de cânceres, que é uma proliferação irregular de células do corpo. Mães com medo, angústia, dúvidas, ansiedade, frente ao tratamento e diagnóstico de câncer.

O câncer torna sensível não só as mães das crianças, mas todos aqueles que dão suporte a esta criança e a sua família. Quando é recebido o diagnóstico de câncer, se pensa logo em morte, pois no histórico que o senso comum (concepção comum à população não cientifica) esses casos findam assim. Mas o que se pôde perceber nesses últimos anos é que o câncer, principalmente o infantil, tem grandes chances de cura quando é feito um diagnóstico precoce, chegando a 70% de cura na Leucemia, isso porque o câncer infantil atinge células imaturas.

O NEOOP (Núcleo de Estudos em Orientação e Oncologia Pediátrica) que é um núcleo que visa adquirir conhecimentos multidisciplinares sobre o tratamento de forma holística do câncer infanto-juvenil no Brasil, e proporcionar a propagação do conhecimento sobre essa área, composto por estudantes e profissionais das áreas de medica, psicologia e enfermagem, presidido pela Drª Teresa Cristina Cardoso Fonseca, Médica Oncologista.

Esse ano, o NEOOP estará realizado o projeto de capacitação para detecção precoce do câncer infanto-juvenil a toda a rede de PSFs (Posto de Saúde da Família) da cidade de Ilhéus, com incentivos financeiros (patrocínio) do Instituto Ronald Mcdonald, que atua há muitos anos no serviço de apoio ao tratamento de câncer infanto-juvenil, à entidades que atuam na área de oncologia pediátrica.

Então se você é médico, enfermeira ou um funcionário de um PSF em Ilhéus, procure saber qual será o dia que os integrantes de seu PSF estarão sendo capacitados. O projeto iniciou quarta-feira, dia 28 de Maio de 2010, e se estende até o final do ano, os primeiros PSFs são os dos Bairros Nsª da Vitória e Ilhéus II.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions