Iniciando a Ira

terça-feira, 12 de abril de 2011


Termática: IRA
(TERMÁTICA)

10:20 Pausa para o lanche (Post 02)


Romanos 12.17-21:

17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Nunca procurem vingar-se. A ira é esse sentimento que empurra a vingança. Um arrebatamento do juízo que nos leva a fazer justiça com as próprias mãos, a luz do nosso critério e, pelas nossas razões.

A ira é uma resposta indignada e violenta contra um ato, uma situação de injustiça. E portanto na direção do injusto.

E por que é um PECADO CAPITAL?

A principio a ira seria algo legitimo contra a injustiça. A indignação é necessária. E João Crisóstomo disse que quem vê a injustiça e não se indigna contra ela comete pecado.

Alem disso, a Bíblia fala da ira de Deus. Romanos 1.18, por exemplo:

18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

Não só em Romanos, mas Paulo, em vários de seus textos, fala sobre a ira de Deus:

Efésios 5.6:

6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Colossenses 3.6:

6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

A ira de Deus é a resposta de Deus a injustiça. A ação de Deus contra o injusto. A injustiça não existe a menos que alguém esteja praticando o ato injusto; ela não existe sozinha. Existe o injusto.

Deus é um Deus irado que responde de maneira violenta contra a injustiça. Talvez, um dos maiores exemplos seja a ação de Jesus purificando o Templo. Ele entra no templo, vira as mesas dos comerciantes. Negociadores em nome de Deus e em nome da religião. Usa o chicote contra os ladrões. Aqueles que haviam profanado a casa do Pai.

Uma ação violenta, contundente. Jesus deixa explicita sua absoluta indignação contra o que vê. Talvez hoje ele visitasse a Conde de Sarzedas com um lança chamas nas costas!

Jesus age indignado e violentamente. Age com ira. Essa ação irada de Jesus é uma expressão visível desse coração de Deus o Pai que também se ira e manifesta sua ira contra toda a injustiça.


FONTE: http://vineyardcafe.com.br/blog/


0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions