Sabedoria - onde encontrá-la?

quinta-feira, 19 de julho de 2012



O finalzinho de 1 Reis 4, mais precisamente no versículo 34, fala da busca de pessoas em ouvir a sabedoria de Salomão: “E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” A sabedoria de Salomão se fez notória não só em seu reino, como extravasou os limites territoriais. As pessoas buscavam encher-se dos benefícios de suas palavras, de seu entendimento. As pessoas vinham de longe com o objetivo de, quem sabe, aprender também a ser sábio. E eu pensei, e hoje em que as pessoas se esmeram em buscar?
Bem, as crianças aprendem que devem estudar para serem inteligentes e alcançarem um bom emprego. Então, o ambiente universitário deve ser um ambiente que exala o saber. Como trabalho em uma universidade, posso dizer que o cheiro do saber não é o único que se propaga por aqui. Infelizmente tenho visto jovens que deturpam tudo o que aprenderam em sua infância. Jovens que mentem para seus pais, dizem que estão estudando, mas na realidade estão nos bares, estão filando aula, estão se prostituindo, estão se drogando, estão adquirindo novos vícios. Jovens que estiveram no lugar em que teriam toda a oportunidade de adquirir o saber e simplesmente o rejeitam.
Tenho visto jovens que estão na igreja, têm contato com a Palavra de Deus, mas não se permitem serem tocados por Deus, pois o interesse principal é estar com os amigos, procurar namorado(a), exibir a roupa da moda e que possuem determinado talento.
Tenho visto pessoas que estão no lugar certo, mas se comportam como Êutico. “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. (Atos 20:7-10)
Paulo foi um grande homem de Deus, no qual havia palavras sábias. As pessoas desejavam ouvir o discurso de Paulo, pois ele era cheio do Espírito Santo. Paulo se prolongou em suas palavras, ultrapassou o horário previsto, mas havia uma razão para isso. No dia seguinte ele iria partir para outra cidade, mas o que ele tinha a dizer, certamente, era importante para o crescimento e fortalecimento das pessoas, do reino de Deus. Até compreendemos o cansaço de Êutico. O discurso foi longo, ele poderia ter tido um dia difícil, deveria estar cansado, e dormiu. Êutico foi em busca da sabedoria, mas não saiu repleto dela. Na vida existem diversas situações que podemos usar como desculpa para os nossos fracassos. Mas vencer requer esforço, dedicação. Requer abdicar algumas coisas para obter outras que valerão muito a pena.
“Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.
Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:
— Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?
Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.
Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção.
Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.
Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês.
Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições.
Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão.
Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR.
Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi.” (Provérbios 1:20-30)
A sabedoria de Salomão era digna de reis se deslocaram a fim de conhecê-la. Hoje, o que as pessoas têm por digno de se deslocarem para buscar envergonharia a estes antepassados. A sabedoria está muito mais perto de nós e simplesmente a rejeitamos, porque ela não é mais tão interessante e nem tão necessária. Sim, afinal o que vale é o hedonismo, o prazer pessoal. E esse prazer tem que ser realizado “agora”. Se for parar pra pensar nas consequências, perde toda a graça. O que vale é a expressão “o mundo é dos espertos”. Pra quê estudar tanto se só se dá bem quem se corrompe? E Deus? Ah, eu sou de Deus, e seja como eu for, sempre encontrarei religiões que se adéquam ao meu modo de pensar, e como dizem “todas as religiões levam a Deus”.
Realmente, a sabedoria se rirá de nós. E enquanto ela estiver rindo, nós é que estaremos chorando.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions