QG8 - A preparação da noiva

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A preparação da noiva para a vinda do seu amado. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! (Ap 22:17)

Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a sua cabeça.
Eclesiastes 9:8






Em Mateus 25:1-13 está escrito: Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas à meia-noite, ouviu-se um grito: EIS O NOIVO! SAÍ AO SEU ENCONTRO! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que
não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: SENHOR, SENHOR, ABRE-NOS A PORTA! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA.

Eu estava lendo um comentário na minha Bíblia acerca desse trecho, o qual falava sobre os três acontecimentos fundamentais para o casamento da época acontecer, quais sejam: o acordo entre os pais da noiva; a procissão até a casa da noiva, em que iam o noivo e seus convidados e a festa na casa da mesma. Ressalta-se que a noiva esperava o noivo com suas damas, as dez virgens. Como o horário da chegada dele não era fixo, podendo ser até altas horas da noite, cada dama precisava ter uma lâmpada e um suprimento extra de óleo. Como supracitado cinco se prepararam e cinco não. E aí como o noivo chegou, de repente, à meia-noite, as virgens néscias foram denunciadas e barradas na entrada da festa. Jesus contou a parábola que está Mateus, descrita acima, com base no segundo acontecimento, o qual o noivo ia até a casa da noiva, mostrando a importância de estarmos preparados para a sua volta.

Com isso, eu te faço algumas perguntas e espero que você responda a si mesmo, claro, e lembre-se que se você diz que permanece nEle deve andar como Ele andou, vamos lá: Como você tem se preparado no decorrer de sua vida para a volta dEle? Você mantém em todo o tempo alvas as tuas vestes? Você segura a sua lamparina sem deixar faltar o óleo? Você caminha perseverando, seguindo os princípios divinos? O que você está fazendo ou pretende fazer, Jesus faria em seu lugar? Você mantém um estilo de vida fiel e obediente, enquanto O aguarda? Há sujeira no seu íntimo? Pois então, na Palavra de Deus está escrito que Ele virá como ladrão, ninguém sabe o dia nem a hora, por isso, devemos vigiar, nos preparar, deixar nossa lâmpada acesa, além de sermos servos fiéis, prudentes, obedientes como está escrito na parábola em que Jesus contou sobre o bom e mau servos: Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.

Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meusenhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançado-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes(Mateus 24: 45-51). Não deixe de fazer o que é bom e reto perante o Senhor e permaneça sempre assim. Ande sempre olhando para Ele, procurando alegrar o coração dEle com seus feitos, preste atenção para não desviar seu olhar para esquerda nem direita, porque você corre o risco de pisar em uma armadilha do inimigo. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim, diz o Senhor. (Ap 22:12)
 
Quando o rei Nabucodonosor assumiu o reinado ordenou aos chefes dos eunucos que lhe trouxesse alguns filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e língua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos. Entre eles estava Daniel, que sabia, claramente, a quem pertencia e a quem devia lealdade, Deus, e por isso ele resolve, firmemente, NÃO SE CONTAMINAR com os alimentos impuros. Decida-se também não se contaminar com as bandejas oferecidas, de maneira sutil, pelo inimigo; não se deixe ser influenciado pelos prazeres mudanos, carnais. Este mundo oferece muita coisa para desviar sua atenção, para distraí-lo, para tirar você do caminho do Senhor e se você não estiver, realmente, firmado nEle, que é a sua Rocha, o teu Sustentador, você acabará caindo nas astutas ciladas de Satanás. Reveja suas práticas. Você anda por aí contaminando-se indo a lugares inadequados, tendo comportamentos incorretos, ações pecaminosas, expressando pensamentos indesejosos?; Anda por aí contaminando seus olhos, seus ouvidos com coisas que desagradam a Deus? Ou procura mantê-los puros mesmo diante da falta de sensatez que neste mundo há? Cuidado, meu irmão, em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes. Existem dois estilos de vida: ou você escolhe andar praticando as obras da carne ou os frutos do Espírito. O primeiro refere-se à prostituição, impureza, lascívia, idolatria,
feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes; o segundo refere-se ao amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, domínio próprio, mansidão, benignidade, fidelidade. Igreja, noiva do Senhor, seja a menina dos olhos dEle, caminhe sempre atenta, vigilante, olhando para as suas práticas, vendo se elas são e estão condizentes com a Palavra do Senhor.

Ele vem. O seu noivo já está vindo. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e a quem quiser receba de graça a água da vida. (Ap 22:17) Prepare-se. Não deixe apagar o Espírito Santo dentro de você. Observe se há suprimento extra de óleo na sua lamparina. Não adormeça como as virgens néscias. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. (Ap 22:11) Se você estiver fazendo o certo, assim diz o Senhor: Tu, porém segue teu caminho até o fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança. (Dn 12:13) Você vai querer continuar seguindo Adão ou a Cristo? Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gl 5:25). Procure viver em santidade. Sede santos, porque Eu Sou Santo, diz o Senhor. Não queira ser amigo do mundo, seja amigo de Deus.

 Isso quer dizer que você não deve sentar na roda de escarnecedores, deve deixar de lado as concupiscências da carne, dos olhos, a soberba da vida, não deve se envolver com as paixões que tinha antes em alguma coisa errada. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1 João 2:17) Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5:16). Não posso deixar de falar sobre a oração. Meu irmão, ore sempre, a oração nos leva para mais perto de Deus, é uma conversa com nosso Pai. Ainda que você não possa vê-lO, seu coração pode senti-lO. Se você não consegue enxergar alguma prática ilícita sua peça a Deus para te revelar, para descortinar seus olhos, peça a Ele para esquadrinhar seu coração, peça a Ele para te mostrar o que precisa ser mudado em sua vida, para te mostrar as coisas que atrapalham, que bloqueiam seu relacionamento íntimo com Ele. Não perca tempo, não deixe para depois. Faça isso agora. Receba o novo de Deus, seja a nova criatura que Ele te formou para ser, se necessário, nasça de novo. Fazendo uma alusão a Naamã, a história encontra-se no livro de 2 Reis capítulo 5, mergulhe se preciso for, sete vezes no rio do Senhor para ser limpo; tenha fé que seus desejos sujos podem ser mortos e que você pode sim receber uma nova natureza, um novo caráter, pois Cristo ressuscitou para que você fosse salvo, liberto e não perdido, inundado, submergido pelo pecado, o qual te leva à morte, uma vez que é desobediência à Palavra de Deus.

Basta você querer isso. Se, pois, o Filho do Homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Deus te oferece o amor dEle, a paz que excede todo entendimento, a plenitude de alegria, a liberdade da escravidão do pecado, a vida eterna , meu irmão, queira fazer parte do edifício espiritual do Senhor. Não sinta prazer nas práticas pecaminosas, sinta prazer em fazer a vontade de Deus, para glória dEle. Brilhe para e por Ele. Pense aí se Jesus voltasse hoje, daqui a alguns minutos, como estaria você com Ele? Lembre-se que todos passarão pelo juízo e cada um prestará contas do fez e está fazendo aqui. Não há nada oculto para Deus que não venha a ser revelado; não tem como enganá-lo, mascarar nada diante dEle. Não tente maquiar sua situação se você está percebendo alguma prática errada na sua vida. Quer mudar de verdade? Entregue-se a Deus com o coração contrito, arrependido, Ele é poderoso para mudar o quadro de sua vida. Confesse tudo que precisa ser confessado, não ache que Ele não vai te ouvir, devido à condição em que você se qualifica, porque Ele vai. Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. (Is 55:6-7) Deus é misericordioso, amoroso, bondoso, benigno. Seja humilde, em qualquer situação, perante Ele e às demais pessoas também. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3:20).

Você entende isso? Deus está batendo na porta do seu coração, Ele te chama, abra a porta, convide-O para entrar, peça a Deus para permanecer no seu coração, peça a Ele um coração igual ao dEle, não O rejeite, você irá perder muito se fizer isso. Ele irá mudar a sua vida, colocará alegria em lugar de pranto, liberdade ao invés de escravidão, te dará veste de louvor invés de espírito angustiado. Por que os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Is 55: 10-11)


Por fim, você sabe que nos casamentos as noivas têm todo aquele preparativo, não é? Escolhe o vestido, dá palpites na arrumação do casamento, faz cabelo, maquiagem, olha isso, olha aquilo até que nos momentos finais disso tudo ela diz: Sim, eu aceito. Pois então, prepare-se também, preocupe-se em ver se você está fazendo a coisa certa, veja se seu vestido branco não está manchado; não aja como as virgens néscias, negligentes; faça como Daniel, decida-se não se contaminar com o que o mundo te oferece; não seja como um servo mau e sim um bom servo fiel, prudente, obediente, atento à voz do Senhor; deixe que as águas de Deus passem na sua vida para que você seja purificado; procure eliminar as obras da carne; persevere em exercitar os frutos do Espírito e sempre diga sim ao nosso amado, Jesus Cristo. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras (no sangue do cordeiro), para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. (Ap 22:14-15) Não espere mais, aceite-O. Este, com certeza, vai estar com você na saúde, na doença, na tristeza e na alegria, ou seja, estará com você em qualquer situação, Ele não te abandonará nem te desamparará. Ele não é Homem para que minta nem Filho do Homem para que se arrependa; Ele é um Deus fiel, verdadeiro e seu noivo. Igreja do Senhor, membros do Senhor vocês são a noiva dEle não hesite em dizer: Sim, eu te aceito Jesus, e assim eu, você, nós viveremos eternamente com Ele e nem a morte nos separará do nosso Amado.

Assim diz o Senhor: Mantende o juízo e fazei a justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.  
(Is 55:13)
 
Pela fé,
Danielle Lopes




0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions