Superando as limitações

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



Em nossa vida há muitas situações que nos fazem desistir. Desistimos de estudar porque a nossa rotina já é muito cansativa. Desistimos de realizar projetos, porque já somos velhos. E assim, tantos outros exemplos. Mas, a Bíblia fala de um homem que tinha uma grande limitação, mas não se deixava abalar por ela. A Bíblia fala de Naamã. “Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.” (2 Reis 5:1)
Naamã era um homem doente; e de uma doença muito grave para aquela época. A lepra faz com que a pessoa perca a sensibilidade da pele e partes do corpo se estragam, a ponto de a pessoa ficar desfigurada. Hoje, existe cura, mas naquela época, não havia. E por não haver cura, e ser contagiosa, as pessoas que tinham essa doença eram afastadas das outras. Mas com Naamã não foi assim.
Naamã possuía valores grandes demais para ser desprezado. Ele era um herói! Talvez fosse muito difícil para ele se vestir com uma pesada armadura, montar no cavalo, ir guerrear. Talvez apesar de não ser afastado das pessoas, ele tivesse poucas pessoas que se arriscariam a ficar perto dele. Talvez, apesar de estar em conjunto, ele se sentisse sozinho. E talvez, por tudo isso, a depressão o inundasse e ele desejasse se isolar, desistir. Talvez ele pensasse que alguém com mais saúde fosse a pessoa mais indicada para ocupar o cargo dele. Talvez ele quisesse descansar.
No entanto, apesar de sua doença, e do que cercasse a sua mente, Naamã não se entregou, ele era um guerreiro. E aprouve ao Senhor usar um homem leproso para conceder vitória aos sírios. Talvez Deus queira te usar para realizar coisas importantes, mas isso não vai acontecer se você acreditar que suas limitações são grandes demais. “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Essa é uma frase muito conhecida e verdadeira. Foi assim com Moisés, que tinha a língua presa, Abraão, que era idoso, Gideão, que era fraco, Davi que era frágil, e muitos outros exemplos.
Desistir, ainda que doloroso, é mais fácil que avançar. Desistimos porque temos muitas razões, e as pessoas compreendem as nossas razões, e assim sendo, está tudo bem. Mas avançar, geralmente mexe com a lógica, com o normal, com o provável. Avançar pode parecer loucura. As críticas, comentários e fofocas serão muitos. Mas, certamente, haverá aqueles que verão em você um exemplo a ser seguido. E para àqueles que avançam, ainda que com dores amargas, experimentam no fim, o doce gosto da vitória, do dever cumprido, da satisfação, da superação, de olhar para trás, lembrar-se de todas as dificuldades e exclamar: Valeu a pena!

“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.” (2 Coríntios 3:5)

http://www.youtube.com/watch?v=J-QgWAgFSPw

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions