Fazendo a escolha certa do Cônjuge - parte 2

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Namoro - Noivado - Casamento

 Clique aqui e leia a primeira parte.


Quando o namoro se torna prejudicial.

1. O namoro deixa de ser importante quando acontece antes do tempo (Ec 3:1; Lm 3:27).
Quando o relacionamento afetivo e comprometido é concretizado antes do tempo, dificilmente é edificante e construtivo. Os pais precisam atentar para este fato e insistir com os odolescentes mostrando que, um namoro iniciado aos quatorze anos é um condicionante de ciúmes desmedido e um estimulante poderoso para a prática do auto erotismo.

2. O namoro deixa de ser importante quando não tem um propósito definido. A vida do cristão precisa ter propósito bem definido de acordo com os princípios da Palavra de Deus. O jovem não é obrigado a se casar com a primeira namorada, mas é necessário que o mesmo tenha este ideal em sua mente. Um namoro sem propósito é um relacionamento fadado ao fracasso, frustrações e sem a aprovação de Deus. (Rm 14:5b e 23;

3. O namoro deixa de ser importante quando é possessivo. A unidade de um casal seja no namoro, noivado ou casamento não pode ser doentia. Se o casamento não é uma chamada para o encarceramento, quanto menos o namoro. O ciúmes patológico aprisiona os namorados, e isto é destrutivo. No amor não há este sentimento de possessividade. (1 Co 13)

4. O namoro deixa de ser importante quando é leviano. Há um versículo em Provérbios que define bem o leviano: "Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira". (Pv. 26:19)

5. O namoro deixa de ser importante quando é indisciplinado. (Pv 5:12) Jovens disciplinados sabem a hora de chegar e de sair, evitam lugares solitários e propícios para os excessos etc. A indisciplina de alguns tem sido a causa do fracasso do relacionamento.

6. O namoro deixa de ser importante quando é imoral. O que Paulo disse a Timóteo, serve para todos os jovens que desejam agradar a Deus também no namoro. "Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm, mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé e amor, e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro". (2 Tm 2:22 BLH) Lembre-se que toda infiltração da impureza no namoro começa com o aconchego excessivo. (Pv 6:27; EZ 23:3; Os 2:2; 1 Ts 4:1-8)

Autor: Pr Josué Gonçalves

Breve, Parte 3: Uma lista de idéias práticas que pode ajudar os jovens na escolha.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions