QG12- Novo modelo social para nova imagem social

quinta-feira, 20 de setembro de 2012




A construção ideológica de uma sociedade é responsabilidade desse próprio grupo social. os telespectadores não podem ser somente receptivos das mensagens da tv. além do mais precisam ser indivíduos de caráter intelectual, não podem ser fantoches de produção para a classe dominante.
Não há erro em assistir novelas. Não há erro em assistir programas de entretenimento, como também, por que não, programas de informação. Não existe erro no assistir! Não pelo menos quando se analisa. Assistir e analisar são palavras parecidas, mas como disse... Parecidas; e parecido não é igual. Entre os diversos sinônimos de assistir temos: acompanhar, auxiliar, apoiar, comboiar, grudar, secundar, unir, patrocinar, testemunhar, proteger. e para analisar temos: examinar, comentar, criticar, esclarecer, interpretar, censurar, alterar, porque não dizer dissertar. Tá bom, né? Já deu para entender que assistir e analisar são palavras bem diferentes.

 O que falta a sociedade do século XXI é aplicar o senso crítico naquilo que é injetado pelos produtos midiáticos e nesse contexto, com mais foco, as novelas. é preciso assistir as teledramaturgias que são impostas, mas feitas com alguns ingredientes da vida real da sociedade, com um olhar clínico e analítico.

A projeção das novelas são a superlativação ou, muitas vezes, a desconstrução do indivíduo dentro da sua verdadeira realidade de vida. Para que haja uma nova imagem social nas novelas – principalmente as globais. é preciso também que ecloda um novo ser social. que pense, que tenha atos de intelectualidade, que tenha força para vencer as correntes que o prendem. não aceitando um estereótipo do qual muitas vezes chega ao ridículo. as pessoas precisam mostrar que elas não são tudo que as novelas mostram que são.

existe um conflito que precisa ser vencido. Uma crise de identidade que não pode mais ser apoiada e sim alterada. caso isso não seja feito pelos “ratos de laboratórios” – que somos nós, não poderá ser feito por mais ninguém. a sociedade pode até continuar sendo produto de estudos expostos pelas novelas, mas que seja a imagem verdadeira de uma sociedade verdadeira.

(de minha autoria - Dinny Ventura) - com base no texto - Telenovelas, Uma fábrica de mais-valia ideológica




0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions