Amizade

quarta-feira, 27 de junho de 2012



Você tem amigos? O que é ser amigo para você? Eu tenho amigos que não sabem o quanto os estimo, talvez porque eu não saiba me revelar como amiga.
Daniel tinha três grandes amigos: Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abdnego). Quando o rei Nabucodonosor sitiou Jerusalém e trouxe para Babilônia filhos de Israel para assistirem no palácio, junto com Daniel vieram seus amigos.
Como mostra o capítulo 1, Daniel propôs em seu coração não participar da alimentação do rei, pois sabia que a mesma era inversa aos costumes do seu povo, e portanto, estranha a Deus. Quando Daniel pediu ao despenseiro que se lhe fosse dado apenas legumes e água por refeição, não pensou em somente ele permanecer limpo diante do Senhor. Em seu ato de santificação, Daniel desejou a benção para seus amigos também. E Deus contemplou a todos com conhecimento e inteligência em todas as letras.
No capítulo 2, diante da sentença de morte de todos os sábios da Babilônia, Daniel afirmou ao rei que daria a interpretação do sonho que tanto o incomodara. Ora, Daniel era homem de Deus, bastava que ele se achegasse diante do Senhor e pedisse a interpretação. Mas, a Bíblia diz que Daniel “foi para sua casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério” (v.18) Primeiro, Daniel foi usado para abençoar seus amigos. Agora, eram seus amigos que estavam ali para ajudar a Daniel. E, no v.19, vemos que o mistério foi revelado a Daniel numa visão à noite. Em seu louvor ao Senhor, mais uma vez Daniel reconhece a importância de seus amigos: “O Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei.”(v.23)
O rei Nabucodonosor se maravilhou pelo fato de alguém conseguir revelar o seu sonho e a sua interpretação, e engrandeceu a Daniel, dando-lhe dádivas e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de Babilônia. A glória dos homens poderia ter lhe subido à cabeça, mas ele lembrou-se que, se ele foi abençoado recebendo a revelação do sonho e sua interpretação, se ele foi abençoando se tornando um homem importante, foi porque teve amigos que intercederam a Deus por ele. E a Bíblia fala que “pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego”(v.49)
Temos sido verdadeiramente amigos dos nossos amigos? As bênçãos que desejamos para nós, desejamos para eles também? Se é um mandamento amar ao próximo como a nós mesmos, inclusive se esse próximo for nosso inimigo, o que não devemos e podemos fazer pelos nossos amigos? Eu preciso mudar muito. E você?

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions