Vigia, irmão!

quarta-feira, 4 de julho de 2012



Quando falamos em fidelidade lembramos primeiramente na relação homem-mulher. Mas em 2 Samuel 11 encontramos a fidelidade de um homem ao seu senhor. A Bíblia relata que Urias era heteu, ou seja, um estrangeiro, mas que pelejava em favor de Israel. Relata também que Urias era casado com uma mulher formosa, a Bate-Seba.
Certa vez, Urias saiu para peleja e Davi não. Enquanto o povo de Israel estava na batalha, Davi estava passeando em seu palácio. Enquanto Urias estava praticando fidelidade ao Israel de Davi, Davi estava praticando infidelidade contra Urias. E na nossa vida, isso acontece também. Por mais que você se esforce em fazer o bem a alguém, esse alguém se esquece da importância que você possui e te trai.
Davi deitou-se com a mulher de Urias, e faria pouco caso dessa traição, se não fosse a gravidez de Bate-Seba. Quando o pecado de Davi se tornaria algo visível, ele providenciou reparar o erro. E não é assim conosco também? Fazemos muita coisa errada, e acreditamos ser normal, afinal de contas todo mundo faz. Mas, ninguém pode saber que eu fiz. Se ninguém sabe que eu fiz, o que fiz é comum. Mas se alguém descobrir o que eu fiz, posso ser condenado. Estranho, não?
Para reparar o erro, o traidor buscou no traído a solução dos seus problemas. Porém, o plano do rei foi frustrado. Davi foi inteligente em convidar alguém cansado da guerra para descansar em sua casa e deitar com a esposa. Quem poderia recusar um convite desses? Urias. Urias era prudente demais em seus atos.
“E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.” (2 Samuel 11:10-11)
Ai, que facada! Urias não se permitiu descansar para honrar a vida e a vida da alma do homem que o traiu. Tudo bem que ele não sabia do acontecido. Mas Davi ao escutar isso, deve ter se sentido envergonhado. É, muitas vezes nos envergonhamos das nossas ações, mas nem por isso temos coragem de enfrentá-las e colher as consequências. E por isso, Davi tentou mais outra vez. Afinal, Urias precisava se deitar com Bate-Seba e pensar que ele mesmo havia engravidado sua esposa. “E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.” (2 Samuel 11:13)
Eita, Urias teimoso! E por sua “teimosia”, Urias teve que pagar com a própria vida a consequência de um pecado que não era dele, mas contra ele. Talvez você pense, “então de que adianta ser fiel se as pessoas não são fiéis a mim? De que adianta eu buscar proceder corretamente, o tempo todo, se por trás buscam o meu mal? De que adianta fazer tudo certinho e pagar pelo erro dos outros? Eu agora vou ser esperto também!”
Urias morreu, mas nele não foi achado erro. A sua fidelidade certamente o conduziu ao céu. Mas a esperteza de Davi gerou destruição. Uma família foi destruída. Homicídio. Como não ficou Bate-Seba em saber que estava grávida de outro homem que não era seu marido? Como ficou Bate-Seba ao saber que seu marido havia morrido? Como ficou Bate-Seba ao ver que seu bebê morreu. O próprio Davi chorou amargamente em prol da saúde do bebê, o próprio Davi se lamentou quando, enfim reconheceu o seu erro.
“Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.” (Salmos 51:8-14)
Não há esperteza no mundo, ou prêmio que ela possa nos conceder que compense a ausência do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Existe um vazio nos “espertos”.
Se você se sente como Urias, não tema a morte. Permaneça fiel nos propósitos do Senhor. Se você tem agido como fez Davi, há tempo para arrependimento.
Davi precisou de auxílio para reconhecer o erro que havia praticado (2 Samuel 12). E muitas vezes apenas julgamos o erro dos outros e não nos esforçamos para fazê-lo compreender o lamaçal em que eles estão. Ou, quando tentamos ajudar, não fazemos com sabedoria.
Portanto, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.”(Lucas 21:36)
“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” (Lucas 12:37)
Vigiiiiiiiiiiiiiiiia, irmão!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions