As estações da vida
(Verão-Outono)
(Parte 01)
Por: Gustavo Pestana
A natureza tem sempre muito a nos ensinar, e uma grande lição nos é dada pelas estações do ano. Cada estação dura aproximadamente três meses e possui características específicas como o calor e o frio. Outro ponto interessante é que elas seguem ciclos anuais, pois a terra está constantemente em um movimento de Translação.
Em nossas vidas, passamos por fases que chamo de estações da vida, as quais acontecem de forma muito semelhante as que você aprendeu nos livros de geografia. Tentarei de forma resumida, abordar como este fato acontece na sua e na minha vida.
A primeira estação é o verão, a qual é caracterizada pelo calor. O verão é o tempo do lazer, das férias tão esperadas, nele podemos ir à praia, viajar, nos divertir. Nesta fase, devemos aproveitar o máximo do tempo livre pra GASTAR as energias. Muitas vezes nos verões da vida, nos preocupamos com muitos afazeres de nossos trabalhos e deixamos de usufruir um momento de diversão. Todo ser humano necessita de um momento de férias, melhor de vários momentos, ele nos ajudam a descansar, a planejar, a viver melhor nas próximas estações.
A segunda estação é o outono, o qual é caracterizado pela preparação. Nesta fase, o melhor exemplo é dado pela natureza, através das árvores, pois elas “abrem mão de suas folhas”, já que, estas consomem muita energia metabólica, e o que você constata é uma árvore ficando desfolhada. Isso porque ela percebe que virá o inverno. Na bíblia, personagens como Davi e Moisés, antes de passarem para o inverno de suas vidas, se preparam. Davi jejuou e orou mais, ao saber da possibilidade de ser lançado na cova dos leões e Moisés, passou por 40 anos na casa de faraó e 40 anos no deserto, antes de guiar o seu povo. Eles tiveram a necessidade de se preparar. Muitas vezes, percebemos que em nossas vidas surgirá uma adversidade, um momento de inverno, como uma prova de concurso, um momento difícil, e negligenciamos isto. Quando nos depararmos com esta fase no inverno o que acontecerá? Perderemos pelo simples fato de não termos nos preparado, mas venceremos se tivermos nos preparado no outono. Perder, aqui significa não estar preparado para a batalha.
Se a natureza nos ensina isso porque nós negligenciamos tais fatos? Porque “gostamos” tanto de enfrentar situações difíceis sem preparo, e deixamos de usufruir de momentos bons quando eles acontecem, focando nossa atenção em fatos e coisas supérfluas?
No próximo texto estaremos aprendendo com o inverno e a primavera, aguardo vocês.
Leia a continuação AQUI
Bem legal, Parabens Gu.
ResponderExcluirMaiane Malaquias
Obrigadoo Maiiiiiiii!
ResponderExcluir