Bendito aplicativo!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12

Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5:8

Quem disse que aplicativos para Android não podem ser educativos?

Com o passar do tempo, na caminhada cristã, vamos escutando Deus em tudo, nas pequenas coisas, criando uma intimidade, um amadurecimento espiritual e como pessoa. Isso é bom, nos faz estar atentos a ouvi-Lo em todo momento.


Eu tenho um jogo no celular - Paciência - que por sinal uso muito para passar o tempo, aquecer a mente antes de estudar ou qualquer outra coisa. Admito que quando comecei a jogar, não muito tempo atrás,  perdia bastante, não tinha muita paciência (haha) para analisar o jogo,  juntava as cartas sem objetivo, desistia fácil se visse uma complicação e por ai vai. Com o passar do tempo, fui percebendo táticas para se ganhar nesse jogo, fui me concentrando mais, exercitando mais a paciência e colocando objetivamente as sequências.

No último sábado, acordei cedo, fiz o que tinha que fazer e perto do horário do almoço, fui passar o tempo jogando. Foi quando tirei lições que levarei pra minha vida toda, num simples jogo, Deus me ensinando que a vida pode ser simples e ter objetivos, sentido.

- Paciência - Várias pessoas perdem no jogo, porque não tem a calma para analisar de fato o que acontece. As vezes, voltar uma carta, parar para refletir sem se importar com o tempo, ou buscar melhores estratégias fazem uma diferença enorme para se ganhar. Assim é a vida, quando analisamos as decisões, quando buscamos entender nossas intenções e as intenções de Deus em cada passo, em cada momento, vemos que é possível ganhar, vencer, tomar decisões corretas  e seguir uma caminhada com o entendimento que fez a coisa certa. 

- Tudo se ajeita - Se tem algo que aprendi com esse jogo, é que tudo se ajeita, uma hora vai, você para, mexe nas cartas, muda a posição, tira cartas que já tinha colocado no topo, muda de lugar, encaixa dali, encaixa daqui, até que consegue fechar a partida. Quantas vezes, em momentos de aperto, parece que as coisas não vão dar certo? Em momentos de pressão definimos e descobrimos quem são maduros o suficiente para encará-la. Mas se tem uma coisa que o mundo faz de melhor é dar voltas, não porque o destino quer ou porque o acaso satisfaz nossos desejos, mas porque Deus tem um propósito para cada coisa, para minha vida e para a sua vida. Uma hora, o que você achou que não daria mais certo, dá. Uma hora, o que você perdeu e lamentou, é reconhecido como algo que Deus te livrou. Uma hora, tudo se ajeita, em seu determinado lugar, segundo os propósitos daquele que tem o melhor. (Romanos 8:28)

- Inverta prioridades - O objetivo do jogo é colocar todas as cartas nos topos, começando do "Ás" até o "K". Uma vez lá em cima, é possível retornar, mas se o objetivo é colocar em cima, não se mexe muito uma vez colocado. Esse é um dos maiores desafios  que temos, inverter prioridades. Nos apressamos em colocar algo no topo da vida, sem saber que o jogo ainda está rolando e que nem tudo que parece ser certo, é certo. Defina suas prioridades segundo as prioridades de Cristo. As vezes movemos o mundo buscando algo que não é eterno, queremos deixar marcas aqui, que não ficarão, que não conseguiremos, somente por que nossas prioridades estavam invertidas. Temos um dia perfeito, 24 h, quando não conseguimos fazer algo nesse dia, que era prioridade, foi porque colocamos algo que não era no seu lugar. Inverta prioridades, sem perder seus valores, descubra o que é importante para você e, principalmente, o que é importante para Deus e Seus propósitos na sua vida.

- Reconheça seu erro - Toda vez que eu cometo um erro e não posso voltar, eu já sei que aquele erro foi o causador deu não ter ganho a partida, tanto tempo jogando você acaba se acostumando a ver suas falhas e virtudes. Reconheça seus erros, veja onde errou e não cometa mais. Não estou dizendo que você não vai mais errar, mas é extremamente importante saber onde errou para que isso não aconteça, existem pecados, falhas, que caímos algumas vezes antes de parar de faze-lo, mas não se acostume, é sempre sua decisão, sua escolha. Seja humilde para saber que você erra, não existe ninguém perfeito. Já perdi amizades e tantas outras coisas por não saber ou reconhecer meus erros, um dia aprendi que nem sempre estar certo é a maior das virtudes, ser humilde e reconhecer o valor do outro, transforma seu dia, sua vida. Aprenda a se corrigir. Aceite as críticas. Cresça. (Tiago 4:6)

Paciência é um jogo, todos já jogaram uma vez na vida, podemos ganhar e perder, as vezes desistimos, cansamos, começamos de novo, nos divertimos, nos estressamos, parece um pouco com a vida, temos momentos que jogamos a toalha, outros que vamos até o fim, ela nos diverte, nos alegra, nos chateia e tantas outras coisas.

Mas não estamos sozinhos nessa, já fiz várias referências aqui de que Deus não nos abandona e nunca nos abandonou em nenhum momento da caminhada, mesmo que não estejamos sentindo.

Tenha paciência, pratique, exercite, seja uma pessoa mais tolerante, os outros tem uma criação diferente da sua, você não é melhor nem pior, apenas cada um tem o seu jeito de ser e você precisa se adaptar a isso.
As coisas vão se ajeitar, não se incomode se agora não está dando certo, tudo aquilo que está debaixo da benção do Senhor, vai fazer sentido, vai dar certo, vai ser seu. Mas tem que estar debaixo da benção do Senhor, viu vida?

Estar com as prioridades em dia, evita você de ser uma pessoa frustrada. Estabeleça princípios para sua vida e siga, queira viver os planos de Deus, o propósito dEle para sua vida.
Você também erra, deixe a perfeição para Deus.

(Experimente jogar Paciência também, quem sabe você não descobre coisas que eu não escrevi aqui, não é?)

Com amor e paciência , Rodrigo Guimarães

(Música para reflexão - Vai valer a pena - Livres para adorar)


1 comentários:

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions