"Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida" Provérbios 4:23
"Inclinei o meu coração para guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim" Salmo 119:112
Se o homem bem soubesse, cuidaria bem do seu coração.
Se existe um trem danado nesse mundo é o tal do coração. Olhe só, quando queremos algo, ele apita, quando não queremos, ele apita, quando estamos confusos, ele apita, quando queremos que ele apite, ele fica quieto. Armaria, sabe nem se organizar esse bichinho!
Passei uma vida para tentar entender o que ele realmente queria, como se comportava, em que acreditar e se segui-lo era realmente uma boa ideia. Sinceramente, ainda não descobri tudo sobre esse assunto, mas a tranquilidade que tenho hoje, me mostra que estou no caminho certo.
Não entregue seu coração a qualquer coisa - As vezes, depositamos uma confiança em algo e somos decepcionados, colocamos totalmente o nosso coração em uma situação e quando ela não corresponde, praticamente entramos em depressão, nem todo mundo tem a capacidade de gerir um trauma, por isso que as clinicas de psicologia estão cheias. (Nem todo mundo que vai em um psicologo é doido ou traumatizado, tá gente? Eu apoio totalmente a ida para se descobrir, reavaliar e afins. Eu mesmo irei). Um trabalho, um projeto, uma ideia, são tantas as vertentes que não caberia aqui falar todas, mas o conceito é o mesmo, não coloque o seu bem mais precioso em algo que não depende totalmente de você, e mesmo que dependa, as coisas dão errado, não é? Não crie expectativas, viva dia a dia, basta a cada dia o seu mal (Mateus 6:34), reorganize suas prioridades a ponto de não se tornar refém delas. Temos tão pouco tempo aqui, vivemos de uma forma tão corrida e iremos desperdiçar a nossa vida com sofrimento, expectativas erradas e dor? Tenha paciência. Não vai dar certo as vezes, mas também é sua culpa não se entregar a coisas, a trabalho a futilidades. Mesmo que algo tenha importância, vá devagar, temos um coração, não vale a pena maltrata-lo assim.
Não entregue seu coração a qualquer um - Não estou aqui falando somente de namorados e coisas do tipo, as vezes depositamos um sentimento tão profundo de amizade, afetividade, em pessoas que não vão corresponder a isso. Entenda, ninguém tem a obrigação de gostar de você, é algo natural, acontece, você querendo ou não, as pessoas tem vontade própria, faça, seja, mas a reciprocidade não é sua. Mas fazemos isso, gostamos dessa ou daquela pessoa, cultivamos a amizade, quando no fim, era um via de mão única. Você vai se decepcionar com isso? Não. Viva uma vida sincera de tal forma que você cative as pessoas sem muita força, guarde o seu coração para sentimentos recíprocos, bons e verdadeiros. E sim, não entregue o que você tem de melhor a qualquer rapaz ou moça que passa do seu lado e te diz coisas bonitas. É muito fácil se envolver, mergulhar de cabeça em um relacionamento que, por hora, é muito bom, mas depois, você vai percebendo que entregou o seu coração a alguém e simplesmente se arrependeu. Se Deus te deu algo precioso na vida, foi o coração, guarde-o nEle de tal forma, que a pessoa tenha que ir até Ele para encontrar. Perdoe as pessoas, não deixe o ódio corroer a sua vida, não espere nada de ninguém, faça, se importe, viva.
Guarde o seu coração em Deus - O coração é enganoso, as vezes sentimentos atrapalham o nosso entendimento, então como proceder diante disso? Entregando a Deus. Não devemos colocar o nosso coração em coisas, pessoas, mas no Pai. Ele tem um prazer imenso em gerir sua vida de uma forma abundante. Pense em um administrador, ele sempre busca o melhor para sua empresa, gerando lucros, evitando despesas e problemas. As vezes faz cortes necessários, mas sempre existe um propósito e com o tempo, tudo é esclarecido e vemos que é o melhor. Assim é Deus, ele pode fazer cortes em situações, pode dizer não para certos desejos, mas sempre cuida da nossa vida de uma forma maravilhosa, guarda nosso coração, cuida dele, não o deixa sozinho e desamparado. O nosso coração é uma fonte de sentimentos, nós escolhemos o que vai fluir, se colocarmos no lugar certo. O lugar certo é nas mãos de Deus.
Como eu disse no começo, não tenho todas as respostas para isso, mas colocar meu coração nas mãos de Deus, me faz entender que a caminhada, apesar de longa, está no caminho certo.
Cultive um coração bondoso. Cultive um coração temente a Deus.
Ele cultivará um coração sadio e que frutificará como você nunca imaginou.
Onde está depositado o seu coração?
Com o coração alegre e com muito amor, Rodrigo Guimarães.
(Inspiração musical - O amor de Deus nos faz um - Palavrantiga)
(Mês que vem tem CONJOE - Maiores informações no meu Facebook)
0 comentários:
Postar um comentário