O lançamento de um livro!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oi gente!

Diferentemente da semana passada, estou muito contente hoje! (Já estou me adaptando ao novo visual e tentando relevar o bendito corte de cabelo...rs! Agradeço ao carinho de todos os que deixaram um comentário, ou mesmo aos que falaram pessoalmente comigo! Vocês são lindos! ). Então... Mais uma priminha chegou à família, e agora a mais nova princesa é Lara. Que Deus abençoe ao papai e a mamãe do ano, Ninho e Mai, amados primos!

Meditando um pouquinho sobre o nascimento de Lara, pensei em escrever um texto sobre “Novo nascimento”, “Vida nova” ou algo parecido. Aí hoje de noite, fui ao lançamento de um livro (o que também me alegrou bastante!), que fala sobre a vida de uma pessoa fantástica, o Pr. Apolônio (alguém aí conhece ele!?), e pensei então em escrever sobre “O lançamento de um livro”. Aliás, quem quiser comprar, (eu não vendo,) mas recomendo! Rs! Não li ainda, no entanto sei um pouco sobre a sua história, devido a aproximação de nossas famílias e estava lendo um pedacinho do livro: é EMOCIONANTE, SURPREENDENTE, FASCINANTE!

“Nasceu em 1919 num remanescente de quilombo. Em pleno século XX, foi escravo por um ano em troca do enxoval de casamento de sua irmã. A pé, percorreu Maranhão, Pará, Tocantins (então Goiás), Bahia e chegou ao sul do Piauí para estudar no Instituto Batista Industrial da cidade de Corrente. Sujo, vestido em trapos e com um matolão nas costas, disse ao Dr. Blonnye Holmes Foreman, diretor do instituto: “ Eu vim estudar aqui”.

Este livro conta a história de um homem de tinha tudo para ser mais um, mas conseguiu ser único.”

Quem puder ler, obra de Samuel Matos e Apolônio Brito, o nome é “Apolônio, o multiplicador”.

Continuei pensando e resolvi fazer uma junção das duas ideias, para, num paralelo, gerar esse texto.

Quando nascemos, há muitas expectativas acerca de nós, do nosso futuro, nossos planos, atividades, papeis, família, projetos, etc. Vamos passando pelas etapas, somos construídos e vamos também construindo. No início somos bem dependentes. Precisamos da mamãe e do papai (ou de outros cuidadores) pra tudinho. Depois crescemos mais um pouquinhos, aprendemos a andar, caímos , levantamos, e continuamos a nossa jornada. Eu poderia citar os detalhes de um desenvolvimento, mas creio que agora não é cabível. Coloquei essa descrição apenas pra ilustrar, mas quero que vocês coloquem “reticências” e continuem imaginando o crescimento de um bebê.

Evidentemente que iremos errar, cair, como uma criança mesmo, que está aprendendo a caminhar, que quando menos espera se espatifa no chão, depois levanta com tudo, e novamente continua o seu aprendizado. Eu já cometi erros que queria não ter cometido, já fiz coisas que depois me arrependi, já magoei pessoas queridas, e em algum momento das nossas vidas, isso pode ocorrer, mesmo que não queiramos, ou sem perceber. Mas eu olho pra os meus erros e não fico mais triste, hoje eu me alegro porque por meio deles eu cresci e amadureci muito!

Uma frase de Nietzsche diz que “ É necessário ter o caos cá dentro pra gerar uma estrela.”

Se a vida fosse escrita no papel, ela teria como ser apagada, e reescrita novamente ( como muitos de nós queríamos, hein?), da mesma forma que ocorre num texto, num poema, num livro, por exemplo. Mas ela é escrita através das nossas atitudes, nosso comportamento, nossos relacionamentos... E a nossa marca fica registrada! Não podemos apagar os erros, mas podemos recomeçar, reconstruir, fazer da nossa história exemplo, UM ENCANTO!

E se desde o seu nascimento a sua história fosse escrita, detalhadamente e

publicada?

O que será que as outras pessoas aprenderiam com ela? Você deixaria boas lições? Você teria coragem de mostrá-lo, ou teria o maior cuidado pra que jamais alguém tocasse nele? Você teria registrado mais erros ou acertos? Você se orgulharia das mudanças que você teve após ter agido incorretamente ou morreria de vergonha por não ter mudado, corrigido em tempo aquelas falhas. Mas vamos além. Mais do que as pessoas pensariam, o que VOCÊ MESMO pensaria quando terminasse de ler o livro da sua vida!?

Que Deus nos abençoe e nos ensine a “escrever” uma bela história, não aquela de super-homens, mas de pessoas que falham ( e reconhecem sem vergonha!), mas sabem sempre, com muita determinação e esperança, o sentido de RECOMEÇAR!

Finalizo com a belíssima frase de Cora Coralina: “Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Ótimo fim de semana. Com todo amor, um beijo no coração e até o próximo sábado!

Indy Ribeiro =)

13 comentários:

  1. Améém Indy! A reflexão está ótima, muito edificante... que O SENHOR seja sempre o Autor da nossa biografia, afinal, qdo Ele escreve, nem precisa de borracha não é mesmo? Que Deus te abençoe flor e continue aperfeiçoando seus talentos para honra e glória do nome dEle! =)
    beeijoo ;*

    ResponderExcluir
  2. Tami,
    Glória a Deus!! =)
    É verdade, viu? Disse tudo!
    Amém. Que Ele nos aperfeiçoe para que escrevamos uma história que alegre o Seu coração!
    Obrigada pela participação e mais ainda, pelo carinho. A sua presença aqui é muito importante.
    Um beijo enorme! =*

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, hj tb fui à um lançamento de um livro, em IOS... num Cartel de Psicanálise... de um Psicanalista chamado JAIRO GERBASE... foi bem interessante, falando sobre interpretação, Amor por um eu e por um outro... Tb bem interessante... peguei o livro autografado por ele... NOME: A HIPÓTESE LACANIANA. Bem saindo da coincidência supracitada rs, e voltando ao foco aqui descrito por vc Indy, primeiramente parabenizo-a pela mais nova princesa, q chega para acompanhar uma princesa rainha já existente, q é vc, em segundo lugar desejo toda felicidade, alegria para toda a família, em 1º,2º 3º e qts graus haja ao redor dessa nova vida. Falando do livro do Pr. Apolônio q com certeza n conheço já q n sou tão inserido na comunidade evangélica, porém tenho certeza q é uma grande biografia, ou melhor autobiografia, com fatos marcantes e fatídicos de um mártir, não podendo deixar de dar minha visão psicológica e dizer que pelo pouco q citou do mesmo, ele (Pr.) apresenta uma grande resiliência em sua jornada, seja por um apego à figura de Deus, através da fé ou uma tendência natural desenvolvida para suportar tais acontecimentos dolorosos. Com certeza é uma história triste porém linda, q vale a pena ser lida, onde pessoas q acham q sofrem e q erraram tanto em seu passado, perceba q nenhum sofrimento ou suposto erro pode ser comparado a vida do referido Pr. Mas cada um possui sua forma de sofrer e forças suficientes para superar, o livro com certeza é uma maneira de aprender a passar por situações que a pessoa q sofre, vive investindo demasiada energia onde não seria tão necessário fazê-lo. Pra finalizar, lindas palavras, suas e do Pr. q apesar de n ter lido o livro, percebo q é bem tocante emocionalmente e revitalizador pra vida do leitor! Bjus e UM LINDO FDS. fica bem! ;)

    ResponderExcluir
  4. Clay,
    Quanta gentileza em seu comentário! =)
    Menino, que coincidência mesmo... Imagino que lá tenha sido bem legal tbm . Com direito a livro autografado e tudo hein? Eu tbm tive um privilégio assim essa noite! rs =)Você deve ter ficado encantado por lá, se tratando de psicanálise, hein? Imagiiiino =D
    Agradeço pelo carinho de sempre e pelas felicitações a toda a minha família!
    Pois é, como vc citou, uma enorme resiliência (acho que nunca vi tanta em uma pessoa só!).
    Ele é um exemplo de vida, de guerreiro e de alguém que está sempre disposto a aprender! É uma pessoa encantadora, e caso vc tenha a oportunidade de conversar com ele, verá que é uma figura única, super bem humorado, cabeça aberta, e muito disposto. Ele, com 94 anos anos, disse esses dias que precisava agora se preparar para a velhice. Olha que lindo!
    Ótimo final de semana pra vc tbm!
    Mais uma vez, obrigada pela honra da sua presença, querido!
    Se cuida =D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Indy. Com certeza deve ter sido muito bom ir ao lançamento de um livro que conta a vida de um servo de Deus, que sempre trabalhou com o propósito de levar a cada dia mais almas ao arrependimento e ao encontro com o Nosso Glórioso Jesus.
    Que Deus a cada dia te abençoe poderosamente.
    bjubjuuu

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto Indy!
    Recomendo a todos o livro do Pr. Apolônio. Um homem que veio da pobreza, passou pela escravidão e conseguiu estudar, fez teologia e filosofia e hoje é um GRANDE exemplo pra tantos outros. E o principal, um homem de Deus, com espírito missionário e paixão ardente pelas almas!
    Bjos!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Nil,

    Obrigada!
    Oh foi muito bom mesmo. É verdade, trabalhou e ainda trabalha arduamente com esse propósito!
    Amém, que Deus nos abençoe e nos ensine a escrever a nossa história linda e impactante também! =)
    Obrigada pela participação Nil. Saudade de vc!
    Um beijo flôr!

    Lau,

    Que bom que gostou =)
    Pois é, a história dele é "sem palavras". Acho que interessante o fato de ele ter feito teologia e filosofia, o que proporcionou uma formação bem completa a ele! =D
    Um homem de Deus mesmo... Isis, em uma conversa maravilhosa que tivemos esses dias, tava me falando dessa maneira de viver, que eles sempre foram muito simples, pois faziam questão de dividir tudo com os outros ( e que nunca lhes faltava nada!).
    É essa a matemática de Deus né? Quanto mais se dá, mais se tem! =D
    Que Deus nos abençoe muito!
    P.S.: Acordei hoje lembrando do seu visual lá. Estava linda e elegante!

    Beijoca =**

    ResponderExcluir
  8. Indy, Parabéns! muito bom, já estou recomendando aos meus contatos...é isto aí "vivendo e aprendendo". Somos eternos aprendizes e de tudo que vemos e vivemos, tem sempre uma lição, um aprendizado... que bom que vc já tem esta sensibilidade e dom de transportar as ações, sentimentos, emoções e tudo mais, para as belas linhas (bilhetes, cartas, textos e verbalmente tbem). Que o Pai do Céu continue iluminando a sua mente e seu coração para o cumprimento da sua missão aqui na terra... bjão do pai orgulhoso!

    ResponderExcluir
  9. Paaaai,
    Muito obrigada!!
    É isso mesmo, "vivendo e aprendendo" sempre =)
    E falando em "sensibilidade e dom", eu devo ter puxado isso de alguém, não é? Filhinha de peixe, peixinha é! rs!
    Que o Pai do céu nos ilumine a cada dia!
    Te amo muito!
    Beijo da sua caçulinha S2

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto, linda menina!!
    Se não conhecesse, diria q vc nem é de verdade, Indyzinha!
    É MUUUUUUUUUUITA MEIGUICE p uma garota só rs
    E mt unção tbm, afinal vc é abençoadona d+ rsrs
    Bj grande.
    Parabéns pelo talento cada vez + latente, flor.
    Deus abençoe + e +!!

    ResponderExcluir
  11. Talizinha,
    Muuuuito lindo o seu comentário e eu fiquei feliz demais. Obrigada pelo carinho e pela ENORME gentileza! rs =)
    Ôh glória, eu tomo posse de todas as palavras proféticas e abençoadoras! =)
    Deus te abençoe tbm minha flôr!
    Saudade...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Indy, parabéns pela reflexão! Que o Senhor continue te capacitando para que muitas vidas sejam alcançadas e edificadas através de suas palavras! Ah, obrigado pelo carinho com Lara, com Mai e comigo. Larinha está fofa e esperando a visita da prima! Amamos vc! Bjos, Ninho

    ResponderExcluir
  13. Ninho,
    Obrigada!
    Quanta felicidade por sua participação aqui.
    Amém, é o que eu mais quero!
    O carinho que tenho (temos, na verdade!) por vcs é IMENSO.
    Pelas fotos deu pra perceber que Larinha é mesmo uma fofa, linda,linda demais! Aliás, todos vcs estão mais bonitos, né? Com aquele sorrisão no rosto! =)
    Assim que pudermos, com muito prazer,faremos essa visita =)
    Deus abençoe toda a nossa família!
    Amamos vcs e estamos com saudade!
    Beijos, Ninho!

    ResponderExcluir

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions