Sexta Missionária 11

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dois lados da mesma moeda.

A observação é uma das minhas características. Todo mundo que está perto de mim sabe que muitas vezes eu fico calada só ouvindo e observando as coisas. Aqui em Bissau não é diferente! Desde que cheguei a esse país eu observo tudo: as pessoas, o trânsito, a igreja, os missionários, os vizinhos, as ruas... Enfim, tudo!


Outra característica minha é que eu sou justiceira, isso é bom e ruim. Eu gosto de justiça, gosto de fazer justiça e aqui eu quero que as coisas sejam justas e na maioria das vezes não são.


Porque quando eu saio na rua eu vejo de um lado casas maravilhosas e do outro eu vejo casas caindo aos pedaços. Vejo crianças sujas soltas na rua e vejo brancos tomando


cerveja e comendo pizza em restaurantes que provavelmente muitos guineenses nunca pisarão o pé. Vejo hotéis de luxo e vejo casas de um cômodo para famílias de 10 pessoas. Vejo restaurantes chiques e guineenses fazendo fogo no chão da rua para cozinhar. Vejo grandes carros, Mercedes, BMW e outros que nem sei falar o nome e vejo gente andando q


uilômetros para chegar a uma escola. Nossas casas têm luz, água encanada. Aqui tem muita gente que não sabe o que é uma televisão.


Não estamos no século I, não estamos na idade da pedra, estamos em um país paradoxal, evolui de um lado e estaciona do outro.


Nós estamos tentando, falamos com as pessoas, incentivamos o estudo, porque entendemos que a educação pode mudar a realidade.


Tenho a consciência de que o estrangeiro não pode ser o herói da nação. Queremos guineenses lutando e transformando a própria historia.


Eu só fico triste diante dessa realidade. Triste porque sei que eu vivo esse paradoxo, vivo dos dois lados. Minha casa tem água e luz (na maioria das vezes falta, mas tem...rs), tenho internet, vou a restaurantes, compro em mercados. Eu sou branca! Mesmo missionária minha vida ainda é melho


r do que a da maioria aqui. Eu só bebo água mineral! Mas, quando vou para a tabanka, sento no chão, como com a mão, tiro água do poço, viro quase uma guineense.


No fundo eu sei que minha realidade é diferente demais e eles não podem entrar no meu mundo. Eles não dão conta. Mas, eu tenho que continuar vivendo assim... Eu sou brasileira, minha cultura é a do Brasil. Estou servindo a esse povo e tenho tentado dar o meu melhor...


Enquanto isso eu continuo vendo e vivendo esse paradoxo chamado Guiné Bissau.

No amor de Cristo,

Rebeca Marinho Simões

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Creio que podemos abençoar a igreja de Buno 1 com ofertas missionárias. Oro pra que o seu coração sinta-se nesta obra e contribua.


Shalom sobre vocês!


Gustavo Pestana


Ag: 0595-9


C/C: 19582-0


Banco do Brasil


Rebeca Marinho Simões







Observação:



  1. Clicando nas fotos do post você poderá vê-las ampliadas.

  2. Leia o Sexta missionária 01 , Sexta missionária 02 Sexta missionária 03, Sexta Missionária 04, Sexta Missionária 05, Sexta missionária 06 , Sexta missionária 07 , Sexta Missionária 08 , Sexta Missionária 09 e Sexta Missionária 10



0 comentários:

Postar um comentário

 
O (In)dizível © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions